Campus universitário do Tocantins/Cametá – UFPA sedia primeiro Encontro do curso de letras

O I Encontro de letras do campus universitário do Tocantins/Cametá - UFPA, ocorreu no mês de junho e reuniu, nos dias 13, 14 e 15, mais de 300 estudantes do curso de letras no auditório Alberto Mocbel. O evento iniciou na terça-feira, dia 13, fazendo alusão aos 30 anos do campus, comemorado em 2017, bem como ao curso de letras, que tem o campus como sede desde a criação do mesmo.

O dia de abertura começou às 8h com o credenciamento do público. Às 9h foi realizada uma mesa com o tema “Os 30 anos do curso de letras na Amazônia: ensino, pesquisa e extensão”. A mesa de abertura foi coordenada pelo professor MSc. Luís Valente e teve como palestrantes os professores da UFPA Dr. Jorge Domingues e Dr. Doriedson Rodrigues.

As atividades da manhã seguiram com a palestra de abertura com tema “Oratória sacra, literatura laica e historicismo na Amazônia colonial”, coordenada pela professora da UFPA MSc. Lucilena Gonzaga Costa. A palestrante, que encerrou o primeiro dia do evento foi a professora da Universidade de Lisboa, Profª. Drª Maria Adelina Amorim.

Após o intervalo para almoço, ocorreu a primeira conferência do encontro. Também coordenada por MSc. Luís Valente, o tema “Literatura e resistência: a formação de sujeitos leitores” foi apresentado por Dr. Doriedson Rodrigues, MSc. Ivone Veloso, MSc. Ângela Vasconcelos e Drª Gilcilene Costa, professores da UFPA. Os minicursos se iniciaram, por volta das 16h, nas salas do campus Cametá – UFPA e foram ministrados por Luís Valente. O dia de abertura foi finalizado, no fim da tarde, com uma programação cultural.

O segundo dia de evento iniciou com a segunda conferência. Com o tema “Variação, ensino e material didático”, teve como conferencistas Drª Raquel Maria da Silva Costa, Drª Socorro Campos, Drª Regina Célia Cruz, todas da UFPA, e MSc. Sebastiana da Silva Costa. Assim como a primeira conferência, foi coordenada por Luís Valente. A manhã continuou com a terceira conferência, apresentada pelos professores MSc. Rosinélio Trindade, MSc. Celso Frances JR, Esp. Maria Durcilene Corrêa e Luís Valente, e com coordenação de Jorge Lopes.

A tarde do dia 14 foi marcada pelas sessões de comunicações orais que ocorreram nas salas do campus de Cametá – UFPA. Com coordenação do professor Luís Valente, as sessões seguiram os eixos linguagem, ensino e inclusão, linguagem e literaturas, linguagem e ensino, linguística e história I e linguística e história II. O dia novamente encerrou com uma programação cultural.

O terceiro e último dia de evento começou com a conferência de número 4. Com o tema “Psicologia, literatura e ensino de línguas”, foi coordenada por Luís Valente e teve como conferencistas os professores da UFPA, MSc, Psicólogo Carlos Amorim, MSc. Lucilena Gonzaga Costa, Esp. Maria Luiza Faleiros e Drª  Glaucy Ramos. A mesa de encerramento abordou o tema “Desafios do ensino da literatura na contemporaneidade” e teve como palestrante Prof. Dr. Sílvio Holanda, da UFPA e do CNPq, e como coordenador Luís Valente.

O encerramento do primeiro Encontro de letras do campus universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, foi realizado, no auditório Alberto Mocbel, às 12h com a entrega dos certificados aos participantes.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA

--------------------------------------