TJPA e UFPA assinam termo de cooperação

Em sua participação na 1ª Semana Nacional de Arquivos, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), assinou na quarta-feira, 7, termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança, no projeto de extensão “Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança”.

O evento é organizado pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa e conta com a participação de várias instituições em ações como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre outras.

No Pará, além da parceria com o Tribunal, a faculdade de História da UFPA também assinou convênio com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para oficializar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM) com a documentação do acervo do Museu do Índio.

Representando o TJPA, a juíza diretora do Fórum de Bragança, Danielle Abreu, assinou o termo de cooperação técnica juntamente com o pró-reitor de extensão, da UFPA, Nelson José de Souza Júnior.

Participaram do evento, além da magistrada Danielle Abreu e do pró-reitor de extensão da UFPA, Edmar Tavares da Costa, pró-reitor de ensino da UFPA, a professora Roseane Pinto, diretora da Faculdade de História da UFPA, Sebastião Rodrigues, coordenador do campus da UFPA de Bragança, o secretário de educação de Bragança, Luís Augusto Santa Brígida Soares, Leiliane Rabelo, chefe do arquivo de Belém e o índio Piná Tembé, representante da comunidade indígena Tembé.

Todos os presentes ressaltaram a importância da assinatura dos termos de cooperação para a preservação da memória e da cultura do município de Bragança e de suas comunidades.

Na mesma oportunidade foi lançado o documentário “Les Tembé”, produzido pela Rataf Association (França) em parceria com a Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, que retrata aspectos da vida cotidiana dos Tembé, povo indígena que habita as margens dos rios Guamá e Gurupi, no nordeste paraense. Ao final do documentário, os indígenas fizeram uma apresentação com dança e música Tembé.


Texto: Martha Lucia Rios 
Foto: Divulgação

--------------------------------

Publicado em: 20.06.2017