Campus de Breves participa de ação interinstitucional sobre Meio Ambiente

O Campus Universitário do Marajó – Breves, da Universidade Federal do Pará, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER (Regional Marajó), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Breves, 13º Unidade Regional de Ensino (SEDUC) e Prefeitura de Municipal de Breves, participou, na semana de 5 a 9 de junho, da Jornada do Meio Ambiente intitulada: “Breves e a conservação do Meio Ambiente: socializando ideais e tecendo cidadania”. O objetivo principal do evento foi propagar informações sobre o meio ambiente incentivando a socialização de ideias e conhecimentos produzidos pelas instituições envolvidas.

A professora Dra. Darlene Ferreira, vice-coordenadora do CUMB/UFPA, ressalta que ações como essas, desenvolvida em parceria com outras instituições, proporcionam experiências enriquecedoras para todos os envolvidos, pois possibilita a integração de saberes e dissemina a possibilidade de novos e amplos olhares sobre questões socioambientais.

As atividades da jornada tiveram início no dia 05 de junho com um passeio de bicicleta pelas ruas de Breves, plantio de mudas e uma gincana na Praça da Operário.

De acordo com Adda Lima, supervisora Adjunta da Emater - Regional Marajó, o desenvolvimento de atividades relacionadas ao meio ambiente são fundamentais para despertar nos alunos a necessidade de mudar hábitos e passar a cuidar melhor do nosso ambiente.

A programação se estenderá ao longo do mês de junho e envolverá alunos da UFPA, do IFPA, alunos das escolas públicas e a comunidade. A jornada objetiva propagar informações sobre o meio ambiente incentivando a socialização de ideias e conhecimentos produzidos pelas instituições envolvidas e ainda realizar atividades que promovam reflexões sobre a atual situação socioambiental do nosso planeta. Ao longo da programação houve exposições fotográficas, oficinas ministradas por alunos do Campus de Breves (CUMB/UFPA) para alunos da Educação Básica do Município de Breves, mostra de filmes relacionados a questões socioambientais e palestras.

Para Robson Neves, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio da Escola Santo Agostinho, a exibição de filmes sobre o meio ambiente é relevante porque contribui para despertar nos alunos a consciência de manter o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

Texto e Fotos: Campus de Breves