Alunos Participam de palestra sobre o Enade no Campus Soure

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos discentes, gestores e docentes em relação ao Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE), o Campus Universitário da UFPA Marajó/Soure realizou, no dia 17 de maio, quarta-feira, uma palestra sobre o exame que ocorreu no auditório Ernani Chaves.

A palestra foi ministrada pelo representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o técnico Aluízio Marinho. Mais de 50 estudantes participaram do evento, que foi dividido em dois momentos: “A primeira parte da palestra é voltada para o esclarecimento das dúvidas dos gestores e docentes. O Enade é cheio de detalhes, são muitas informações que os servidores precisam obter para reforçar a participação dos alunos no exame. O o segundo momento da palestra tem como principal objetivo ressaltar a importância do Enade para os estudantes, esclarecer dúvidas para os calouros e principalmente para os discentes que irão prestar a prova neste ano”, declarou o técnico Aluízio Marinho.

Para a estudante de letras-inglês Iana Rocha a palestra facilitou o entendimento sobre os procedimentos do exame: “O Enade pode contribuir para uma boa nota do meu curso, muitos colegas da minha turma não sabiam da importância dessa prova, são muitas informações que me ajudaram a entender que o exame avalia o conhecimento dos estudantes e isso é relevante para quem está se formando”.

Oficina – Nos dias 15 e 16 de maio, o representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o técnico Aluízio Marinho também ministrou uma oficina de avaliação e qualificação institucional no Campus Universitário da UFPA Marajó/Soure.

O Coordenador Geral do Campus, professor Anderson Maia ressaltou o objetivo da oficina: “A oficina tem como finalidade atualizar os servidores sobre os procedimentos de avaliação de cursos e instrumentalizar gestores e técnicos com dispositivos legais para prepararem as faculdades para a avaliação do MEC”, disse o professor.

De acordo com o ministrante, o técnico Aluízio Marinho o principal beneficio da oficina é o conhecimento para lidar com questões do campus, sobre o que é um curso e quais os tipos de avaliação que um curso da UFPA deve apresentar.

Texto e Fotos: Giovane Silva/ Ascom – Campus Soure