Calouros 2017 do Campus Castanhal recebem as boas-vindas

Auditório lotado e uma moçada atenta e entusiasmada, pronta para começar uma importante etapa de sua vida. Jovens como Letícia Alves, que considera a oportunidade de cursar letras na UFPA a realização de um sonho.

“Eu fico muito feliz de ter chegado até aqui. Foi o meu segundo ano de cursinho e estar aqui é muito gratificante”, diz a estudante que compartilhou a alegria do primeiro dia na Universidade com o pai, seu José Dias, que fez questão de acompanhar a filha na recepção dos calouros, promovida pela UFPA.

“É uma sensação de muita alegria. Fico satisfeito de estar com ela aqui, neste auditório. Eu me sinto muito honrado de estar ao lado dela neste momento tão especial”, disse, emocionado.

E para que a experiência acadêmica dos estudantes seja a melhor possível, desde a recepção, eles já receberam informações que vão ser essenciais durante a permanência na Universidade, como as orientações repassadas por Ildete Falcão, da Coordenadoria Acadêmica do Campus Castanhal, que esclareceu sobre o acesso a bolsas e a auxílios, como moradia, creche, permanência e emergencial, e também a necessária meia passagem estudantil.

“Os alunos em situação de vulnerabilidade econômica, dependendo do caso, podem pleitear uma série de benefícios [...] É importante lembrar também da meia passagem, nós temos a meia passagem municipal, para o aluno se locomover nos ônibus urbanos; e a intermunicipal, para os alunos de outros municípios, mas estudantes do Campus Castanhal. Então, a gente aconselha que os alunos nos procurem, na Coordenação Acadêmica, para obterem mais esclarecimentos sobre esses benefícios”.

E além das informações que vão ser úteis para o dia a dia, os estudantes também receberam palavras de incentivo, como o tema da Aula Magna, ministrada pelo professor doutor da Faculdade de Medicina Veterinária Leônidas Olegário, que falou sobre Ciência e Humanização na UFPA e deixou sua mensagem para os estudantes.

“Eu diria que eles busquem desafios, porque a partir dos desafios é que nós vamos encontrar as soluções para os problemas. E que sejam pacientes, trabalhadores e incansáveis na busca do conhecimento. Assim nós vamos construir uma Universidade melhor e trazer para a sociedade aquilo que melhor a Universidade pode oferecer.”

Quem proferiu a aula magna para os calouros no horário da tarde foi o professor doutor João Malheiro, da Faculdade de Pedagogia. Ele destacou que os alunos precisam se engajar em projetos, especialmente na área da extensão.

“Nós estamos em uma universidade pública e quem paga essa conta é o assalariado. Nós precisamos dar um retorno a essas pessoas. Então, é por meio dos projetos de extensão que podemos contribuir com aqueles que mais precisam.”

A abertura da Semana do Calouro iniciou nesta terça, 18, e segue nesta quarta, com as programações das faculdades e, na quinta, com as atividades promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes.

Confira mais fotos aqui.

Texto: Etiene Andrade, com a colaboração de Paula Oliveira Lopes - Assessoria de Comunicação de Castanhal/UFPA
Imagens: Divulgação/Castanhal

Publicado em: 20.04.2017