UFPA/Breves celebra a posse da nova coordenação do campus

A cerimônia de posse da nova coordenadoria do Campus da UFPA do Marajó -  Breves foi um evento aberto ao público, que ocorreu às 17h, da quarta-feira, 15 de fevereiro, seguido por um coffe break. O professor doutor Ronaldo de Oliveira é o novo coordenador e a professora doutora Darlene Ferreira é a nova vice-coordenadora do Campus. A posse contou com a presença do reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, e do vice-reitor, professor Gilmar Pereira da Silva.

A cerimônia, simples e bem organizada, contou com cerca de 120 participantes. Entre eles, docentes, técnicos-administrativos e alunos do campus. Também compareceram ao evento o secretário municipal de Educação de Breves, prof. Carlos Élvio;, o presidente da Câmara Municipal de Breves, Walter Carneiro, além dos membros da coordenação do campus. Duas cerimônias locais fizeram a cobertura do evento.

“A cerimônia de posse foi uma oportunidade para celebrar as conquistas do Campus da UFPA em Breves, no momento em que está completando vinte anos, tendo já formado mais de 1.400 alunos. Foi também um momento para refletir sobre os desafios atuais e a possibilidade de expandir a atuação da UFPA na região do Marajó”, relata o reitor, professor Emmanuel Tourinho.

Importância - A sessão celebrou, além da instalação da nova coordenação, uma série de novidades para a diretoria do campus. A gestão conta, pela primeira vez, com membros da coordenação que se graduaram no campus. Além disso, não existem precedentes de dois professores doutores no comando do campus. A função é relevante não só para Breves, mas também para a UFPA como um todo.

“Estes eventos são importantes porque celebram e renovam a missão da Universidade junto à sociedade. É uma forma que a Universidade tem de externar à sociedade que, sozinha, como instituição, não consegue ir muito longe, porém, com a participação da comunidade e instituições sociais, é possível desbravar horizontes longínquos.”, conta o coordenador.

Reitoria nos CampiPara o professor Ronaldo Oliveira, a presença do reitor no campus demonstra a preocupação e o comprometimento da administração superior da UFPA com os diversos campi. “A vinda da Reitoria ao campus é fundamental para conhecimento das principais problemáticas dessa realidade e também para que a comunidade brevense e marajoara, de modo geral, possa conhecer a gestão superior da Universidade Federal do Pará”, explica.

O Futuro do Campus – A nova gestão tem, entre vários planos, a intenção de ser baseada no diálogo com os discentes. “Em termos de infraestrutura, temos urgência na finalização de nosso bloco administrativo, bloco dos gabinetes dos professores e da Casa da Estudante. Em relação à graduação, apresentamos a demanda por outros cursos de graduação para além dos cinco cursos consolidados em Breves. Nossa maior investida deve ser o mestrado acadêmico com oferta regular no campus. Começamos um trabalho visando 2019.”, confirma o professor doutor Ronaldo de Oliveira.

Perfis - O novo coordenador é doutor em Ciências Sociais - Antropologia. Enquanto a vice-coordenadora é doutora em Educação em Ciências. “Os novos coordenadores, escolhidos pela comunidade local, têm a experiência, a liderança e a motivação necessárias para a missão que estão assumindo. Compreendem muito bem o papel da Universidade e estou convicto de que farão um trabalho excelente em favor do campus e da UFPA.”, afirma o reitor.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Imagens: Divulgação