Campus Castanhal estreia programa na Rádio Atlântico FM

A partir de hoje, 30 de junho, a Rádio Atlântico FM 105.1 de Castanhal vai veicular, toda quinta-feira, às duas da tarde, o programa UFPA no Ar: Ensino, Pesquisa e Extensão nas Ondas do Rádio, produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação do Campus Castanhal, com o apoio da Rádio web UFPA.

Trata-se de um programa informativo que vai apresentar reportagens, depoimentos e entrevistas sobre o campus, mostrando para a sociedade castanhalense e para outros 5 municípios alcançados pela emissora o que vem sendo desenvolvido nas áreas de ensino, pesquisa e extensão pela UFPA, em Castanhal, além de inúmeros estudos, projetos, programas, pesquisas e outras atividades que se refletem para além da comunidade acadêmica, impactando a vida das pessoas que vivem em Castanhal e na vizinhança.

Para o coordenador do Campus Castanhal, João Batista Ramos, o programa de rádio vai ser um importante passo para a divulgação das ações da instituição. "O Campus Castanhal é, hoje, uma instituição com grande produção de conhecimento e este programa será de extrema importância para que as pessoas conheçam e se aproximem, para que a comunidade nos procure."

Aproximação que, na visão do jornalista Rogério Bulhões, presidente da Fundação de Rádio e TV Educativa Atlântico Norte, que abre as portas para o UFPA no Ar, vai ser mais uma forma da Universidade contribuir com a conscientização da sociedade sobre seus direitos e deveres. "Ficamos felizes com o Projeto UFPA no Ar. Acredito que a Universidade deve mostrar a sua produção acadêmica. O programa tem tudo para estreitar essa relação da UFPA com a comunidade, trazendo para a rádio um conteúdo que contribui para elevar a cidadania."

Além de um programa de rádio, o UFPA no Ar é também um projeto de extensão, aprovado no Programa Institucional de Bolsa de Extensão - Pibex 2016, da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

A estudante Ranny Luz, do curso de Sistemas de Informação, passou pelo processo seletivo de bolsas do Pibex e é, hoje, bolsista do projeto. Ela vê, na atividade, uma oportunidade de ampliar horizontes. "É minha primeira bolsa aqui, na UFPA, e, apesar de não ser uma área diretamente ligada ao meu curso, está sendo uma alternativa para eu ampliar meus conhecimentos na área da Comunicação. Em pouco tempo, consegui adquirir uma experiência que irei levar para a minha vida tanto acadêmica quanto pessoal."

Equipe de Produção - Ranny Luz participa ativamente da atividade de extensão, coordenada pela redatora Paula Oliveira Lopes, técnica do Campus Castanhal. A bolsista realiza entrevistas, redação de textos e reportagens, entre outras atividades.

Além de Ranny Luz e Paula Lopes, o programa de rádio é produzido pela pedagoga Elaine de Magalhães e pela jornalista Etiene Andrade. Também atua como colaborador do projeto o  estudante Iuri Ferreira, do curso de Sistemas de Informação, responsável pela criação do logotipo do programa, que identificará as postagens dos áudios do UFPA no Ar no site e na Fanpage (Facebook) do campus. A edição do programa é feita nos estúdios da Rádioweb UFPA, Campus Universitário do Guamá, em Belém.

Programa de Estreia - O programa de estreia que vai ao ar hoje, 30 de junho, às 14h, contará um pouco a origem do Campus da UFPA em Castanhal, com base em depoimentos de pessoas que acompanharam momentos dessa história. O UFPA no ar também vai contar com o quadro Campus Entrevista, que vai fazer, nessa primeira edição, uma conversa com o coordenador do campus, João Batista Santiago Ramos.

Depois da veiculação na Rádio Atlântico FM, o programa também poderá ser ouvido no site do campus: campuscastanhal.ufpa.br

Estreia do Programa: UFPA no Ar. Ensino, Pesquisa e Extensão nas Ondas do Rádio

Data: 30 de junho