Campus Castanhal recebe candidatos à Reitoria da UFPA para debate no dia 21 de junho

Com o apoio da Subcomissão Eleitoral do Campus Castanhal, a Comissão Eleitoral da Universidade Federal do Pará realiza, no próximo dia 21 de junho, o debate entre os candidatos a reitor e vice-reitor da UFPA, com as cinco chapas inscritas no pleito.

O debate proporciona aos candidatos a oportunidade de esclarecer suas propostas e, à comunidade acadêmica, a definição do seu voto. “Esperamos, com o debate, que haja a exposição do que os candidatos ao cargo de Reitor e Vice-Reitor planejam para o presente e o futuro da UFPA, para que a comunidade do Campus de Castanhal tenha melhores subsídios de avaliação e escolha o melhor candidato a ser votado democraticamente nesta consulta”, destacou o professor Leônidas Olegário de Carvalho, que preside a Subcomissão do Campus Castanhal.

Este momento, de apresentações e debates, será norteado por regras definidas em reunião da Comissão Eleitoral com os candidatos que disputam as eleições e terá 6 fases: apresentação das chapas, sorteio dos temas, sorteio dos eleitores entre o público presente, tema livre, sorteio dos eleitores e considerações finais. Conheça mais sobre as regras do debate aqui.

Todas as diretrizes que nortearão o processo eleitoral estão expressas no Regimento Eleitoral. O artigo 15 do regimento define que “São elegíveis aos cargos de Reitor e de Vice-Reitor os professores integrantes da Carreira do Magistério Superior, ocupantes dos cargos de Professor Titular ou de Professor Associado, ou que possuam título de Doutor, neste caso independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado [...]”.

Candidatos e suas respectivas chapas - João Weyl (reitor) e Armando Lirio (vice-reitor) Chapa: UFPA aberta, coletiva e Cidadã; Edson Ortiz (reitor) e Mauro Veloso (vice-reitor) Chapa: Ortiz e Mauro; Vera Jacob (reitora) e Sandra Helena (vice-reitora) Chapa: Mudança e Ousadia; Emmanuel Tourinho (reitor) e Gilmar da Silva (vice-reitor) Chapa: E +: UFPA democrática, Diversa e Plural; Erick Pedreira (reitor) e Hito Braga (vice-reitor) Chapa: Universidade Viva.

Eleição– Ocorrerá no dia 29 de junho, com início às 8h30 e encerramento às 21h. Em Castanhal, haverá duas urnas para votação já confirmadas, uma no Campus I, no bairro Jaderlândia, e outra no Campus II, bairro Pantanal. A votação será por meio de cédula.

A Subcomissão Eleitoral de Castanhal ainda aguarda a confirmação da instalação de uma sessão no município de Mãe do Rio e outra em São Caetano de Odivelas, para que os estudantes do PARFOR que residem próximo a esses municípios possam votar.

Poderão votar os eleitores que estiverem com seus nomes relacionados em lista enviada aos campi pelo CIAC e CETIC, contendo os servidores docentes e técnico-administrativos do quadro efetivo, incluídos os professores contratados por tempo determinado, discentes da UFPA maiores de 16 (dezesseis) anos de idade, desde que regularmente matriculados, além de servidores legalmente afastados da Instituição.

Subcomissão do Campus Castanhal - As Subcomissões dos campi têm a função de auxiliar a Comissão Eleitoral nos assuntos referentes aos procedimentos eleitorais, como o debate. No Campus Castanhal, é formada pelos professores Leônidas Olegário de Carvalho (presidente) e seu suplente Valdelírio da Silva e Silva. Pelos técnicos Kléber Álvares Martins, Sueli de Castro Silva e Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura e pelos estudantes Luís Flávio dos Santos, Fernanda Silva Costa e Aline Fabiane Freire da Luz.

• Serviço
Debate entre candidatos a Reitor e Vice-Reitor da UFPA

Data: 21 de junho

Hora: 9h30

Local: Ginásio de Esportes do Campus de Castanhal, na Av. Universitária, s/n, bairro Jaderlândia

Mais informações, consulte a página do processo no Portal da UFPA. Clique aqui.

Texto: ASCOM - UFPA Castanhal

Imagem: Arte/Ascom-UFPA