Da interiorização à Universidade Multicampi

Um ensino superior de qualidade, com o compromisso de produzir ciência, disseminar o conhecimento e formar cidadãos capazes de produzir as transformações necessárias para o crescimento e desenvolvimento humano do interior do Estado do Pará. Essa é a Universidade Multicampi.

Criado por meio da Resolução nº 1.355 de 03 de fevereiro de 1986, o Programa de Interiorização tinha como objetivo intensificar as ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão no interior do Estado do Pará. A intenção de oportunizar o acesso ao ensino superior às populações distantes da capital deu certo e hoje a UFPA é considerada a Universidade mais interiorizada do Brasil.

Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá, Soure, Capanema e Tucuruí. A UFPA está presente no interior do Estado em 10 campi participantes nas relações com a sociedade em geral e auto-suficientes na formulação de regimentos, projetos político-pedagógicos, planos de gestão e concursos.